quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Aplicações da Tecnologia da Informação na Logística

Conforme é do conhecimento de todos, vive-se a era da liberdade de expressão e dos avanços tecnológicos; a comunicação é instantânea, porém decodificada por grupos de pessoas que a percebem de acordo com sua cultura. O planeta é globalizado, e, a alta tecnologia em conjunto com a internet, fez aumentar também a concorrência, a competição e a disputa entre mercados, de maneira que não se fala mais em barreira intransponível, seja entre pessoas, seja entre mercados, seja entre uns e outros. 

A tecnologia da informação (T.I.) passou a ser fundamental para o êxito de qualquer organização, pois ela possibilita o alinhamento estratégico dos negócios, trabalhando para assegurar o retorno do investimento em conjunto com a estratégia de sourcin, ou seja, com a logística do negócio, agendamento de compras, suprimento, obtenção, contratação e fornecedores. A T.I. que antes era vista apenas como um suporte administrativo, ocupa hoje uma posição de destaque e estratégia dentro da empresa, constituindo em importante vantagem competitiva, pois além de alicerçar as operações de negócio existentes, proporciona que sejam viabilizadas novas estratégias empresariais. Neste estudo será abordada a integração da logística com a tecnologia da informação. Sendo a informação um dos elementos fundamentais da logística, esta não deve permanecer adstrita (...) “apenas aos aspectos físicos do sistema (veículos, armazéns, etc), mas aos aspectos informacionais e gerenciais, que envolvem o processamento de dados e os processos de controle gerenciais, entre outros” (ALMEIDA).

Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços de informação associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor (ALMEIDA). A T.I.pode colaborar de maneira substancial para tornar a empresa mais competitiva e com mais sucesso no mercado, desde que interligada com toda a estrutura organizacional. O uso eficaz da TI e a integração entre sua estratégia e a estratégia do negócio vão além da idéia de ferramenta de produtividade, sendo muitas vezes fator crítico de sucesso. Hoje, o caminho para este sucesso não está mais relacionado somente com o hardware e o software utilizados, ou ainda com metodologias de desenvolvimento, mas com o alinhamento da TI com a estratégia e as características da empresa e de sua estrutura organizacional (LAURINDO, 2001, p.161). Como dito alhures, o presente estudo enfocará a integração da logística com a tecnologia da informação. Esta atividade visa analisar as aplicações da tecnologia da informação e suas influências no modelo de estratégia e organização, detectando ainda os objetivos destes principais modelos, e, por fim, expectativas que a governança de T.I. deve esclarecer. No cenário mercadológico contemporâneo, onde as disputas para lograr êxito são cada vez mais acirradas, torna-se imprescindível, encontrar um meio adequado para buscar oportunidades, driblar concorrentes, antever ameaças e estreitar o relacionamento com clientes, o que poderá ser feito por meio da integração da logística com a T.I.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...