segunda-feira, 10 de maio de 2010

EDI - Intercâmbio Eletrônico de Dados

O que é EDI?
A sigla abrevia "Electronic Data Interchange", ou, em português, Intercâmbio Eletrônico de Dados.


A ideia por trás do EDI é relativamente simples, muitas empresas utilizam computadores para organizar os processos comerciais e administrativos ou ainda para editar textos e documetos, a maioria das informações é introduzida no computador manualemnte, através de digitação. Quando as empresas se comunicam, por exemplo, para ecomendar mecadorias ou cobrar os clientes, porque, ao invés de digitar um formulário em papel e enviá-lo para seus parceiros, não transferir eletronicamente essas informações diretamente do computador da empresa para os computadore de seus clientes, fornecedores, banco e outros.


Empresas diferentes têm necessidades, processos, formas , sistemas de computadores, softwares e sofisticação técnica diferentes, ao implementar o EDI, é preciso levar em conta questões como sua integração com os processos internos. Para que os documentos eletrônicos e os dados fluam hamoniosamente entre as empresas, isto é, os dados dos documentos, e a forma como eles são transmitidos.


Quais os benefícios do EDI?
Os principais resultados atingidos com a implantação do EDI são:


* Redução de custos administrativos e operacionais, frente à brusca redução ds trâmnites, que originam montes de papéis, os quais operam em fluxos viciosos de vai-e-vem de vias de documentos, protocolos e assinaturas;


* Alinhamento com o padrão GS1 de identificação física dos itens comerciais e unidades logísticas;

* Redução de estoque acontece à medida que o gerenciamento dos produtos permite a reposição calculada sobre o consumo, firmandos-se alianças estratéficas entre fornecedores e clientes;

* Aumento de vendas devido ao monitoramento constante do consumo e planejamento pré-acordado para a rápida reposição por parte do fornecedor;

* Valorização dos profissionais de compras e vendas, quando os mesmos assumem a função de estrategistas de negócios;

* Agilidade no processo, porque grandes volumes de dados comerciais podem ser comunicados de um computador a outro em questão de minutos, permitindo, por exemplo, reduzir prazos de entrega e garantindo maior satisfação por parte do cliente;

* Eliminação de erros, o EDI elimina os inevitáveis erros resultantes da entrada manual de dados;

* Aumento da produtividade, pois o EDI permite que as companhias controlem e manejem melhor as necessidades de produção, compras e entregas. O EDI é um componente chave no elos da ligação entre cliente, fornecedor e transportador na fabricação "just-in-time" e na "quick response", resultando em signigicativas reduções nos níveis de estoque;

* Outos benefícios, redução de saldos; redução de itens faltantes; redução de devoluções; agilização do recebimento de mercadorias; entre outros, são percebidas quando entra em produção o projeto EDI.


Isso já está ficando chato, mas eu tenho que dizer:
Esse assunto também cairá na prova.

Fui...







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