Estrutura genérica 

Basicamente, um computador é um conjunto de dispositivos capazes de processar informação.
O modelo geral de um sistema informático, tal como hoje ainda o entendemos, foi definido pela primeira vez pelo cientista Von Neumann. Essa estrutura pode ser vista, simplificadamente, como consistindo em:

- Um processador ou unidade central de processamento (ou CPU – Central Processing Unit), que funciona em ligação directa com unidades de memória ou armazenamento de dados;

- Dispositivos de entrada (input) e dispositivos de saída (output) – estes dispositivos também costumam ser designados por periféricos.

Os dados ou informação são introduzidos através de um ou mais dispositivos de entrada ou input, de onde são canalizados para a unidade central de processamento e, daí, os resultados poderão ser enviados para dispositivos de saída ou output.


Na estrutura do hardware de um sistema informático, as memórias e os dispositivos de armazenamento têm um papel muito especial. As memórias principais (ou memórias primárias) do sistema atuam diretamente em ligação com a unidade central de processamento. Os dispositivos de armazenamento (memórias secundárias ou armazenamento de massa) podem ser considerados periféricos ou dispositivos de I/O – é o caso das unidades (drives) de discos, disquetes, etc.

Os dispositivos, ou periféricos, permitem a comunicação entre o computador e o exterior. Existem três tipos de dispositivos:

- de entrada (input)
- de saída (output)
- de entrada e saída (input/output)


Os dispositivos de entrada (input) permitem que o utilizador envie informação para o computador.
Exemplos: Teclado, rato, scanner, etc.

Os dispositivos de saída (output) permitem enviar informação do computador para o exterior.
Exemplos: monitor, impressora, videoprojector, etc.

Os dispositivos de entrada e saída (input/output), permitem que o utilizador envie informação para o computador e que o computador envie informação para o utilizador.
Exemplos: disco, disquete, modem, placa de som, etc.

Um sistema informático não é constituído apenas por dispositivos físicos ou de hardware; para que esses dispositivos possam realizar algo de útil, torna-se necessária a intervenção de uma outra componente, esta já não física, mas de natureza lógica – o software.

O software pode considerar-se dividido em duas camadas principais:

software de sistema (cujo elemento mais importante é o sistema operativo) - desempenha a função fundamental de servir de intermediário (ou interface) entre o hardware e o utilizador e os seus programas de aplicação;

software de aplicação - engloba todos os programas de computador que permitem efectuar tarefas de aplicação com interesse para o utilizador, tais como processadores de texto, folhas de cálculo, bases de dados, etc.; frequentemente, estes programas são designados apenas por aplicações.

Hardware e Software

Um computador funciona através de dois tipos de componentes essenciais: o Hardware e o Software.

Hardware é a parte física do computador, consiste em todo o equipamento informático: processador, memórias, periféricos, etc.

Software é a parte lógica do computador, consiste nos programas: processadores de texto, jogos, enciclopédias digitais, etc..

Estrutura de um computador

- Unidade Central de Processamento - CPU
- Memórias
- Placa Principal (motherboard)
- Barramento (bus)
- Dispositivos de entrada e saída (periféricos)

CPU - Central Processing Unit
É o “cérebro” de um computador. É o responsável principal por todo o funcionamento de um sistema informático

Memória

São constituídas por chips (pastilhas de circuitos integrados)
Armazenam as instruções do software e os dados

Existem dois tipos de memórias: As primárias e as secundárias

Memórias Primárias: RAM, ROM e Cache

As memórias primárias podem ser de dois tipos:
RAM = Random Access Memory
ROM = Read Only Memory

RAM
É a memória principal do computador. É a memória que contém os programas e os dados com que se está a trabalhar no momento.

A memória RAM:
- Tem conteúdo volátil
- É de leitura e de escrita

Cache 
A memória cache é uma memória RAM, mais rápida e mais cara, que é usada para armazenar os dados mais utilizados, aumentando a velocidade de funcionamento do computador.

ROM
É uma memória de conteúdo permanente com instruções fixas que permitem ao computador o desempenho de funções básicas. A memória ROM é responsável pelo arranque do computador e pela interacção com os dispositivos de input/output.


Memórias Secundárias: suportes de armazenamento

As memórias secundárias são utilizadas para guardar, de uma forma mais permanente, os trabalhos que se encontram na memória RAM. São suportes de armazenamento auxiliar: disco rígido, disquete, CD-ROM, DVD, etc.

Barramento (Bus)

É o conjunto de fios condutores que permite a comunicação entre os vários componentes internos do computador.

A placa principal (motherboard)

Contém circuitos electrónicos impressos, responsáveis pela circulação dos dados e informações entre os diferentes componentes do computador e entre este e o exterior.
É a base onde se vão instalar todos os componentes internos do computador: processador, memória RAM, discos, placa gráfica, placa de som, etc.