segunda-feira, 22 de junho de 2015

Cadeia Produtiva - Cairá na nossa provinha.

(texto do site logística descomplicada)

Hoje vamos desmistificar as cadeias produtivas, como elas se relacionam e o que elas têm a ver conosco, consumidores dos produtos finais.
Vamos imaginar um produto que todos vocês que estão lendo este texto estão usando: um computador. Ele é um exemplo típico de interligação de diferentes cadeias, países e segmentos.
Provavelmente a tecnologia e os chips que seu computador possui foram desenvolvidos por anos de pesquisa no Vale do Silício, EUA; mas seu chip não foi produzido lá, essa produção foi terceirizada pra alguma fábrica na China. Muitas outras peças foram também produzidas em outras partes da China ou na Índia, Taiwan ou outro produtor asiático.
Mas você não viajou até a China para comprar seu computador. É possível que tenha comprado pela internet, num site brasileiro. Alguma empresa precisou comprá-lo da China para você, e alguma outra empresa o transportou até o Brasil (e uma outra entregou na sua casa). Junto com o computador vieram inclusive manuais em diversas línguas. Além disso, você também recebeu vários softwares, que foram desenvolvidos em outra parte do mundo, e caso você tenha dúvidas ligará para a central de atendimento, que pode estar localizada em qualquer parte do planeta (digamos, no México) e terá atendimento em português.
Então, o que um operador de telemarketing/teleatendimento no México tem a ver com a fábrica de chips de computadores na China? Tudo a ver, ambos fazem parte de uma mesma cadeia que serviu o produto que você está usando.
Se você acha que isso é verdade apenas para produtos altamente tecnológicos e industrializados, engana-se. Vejamos a cadeia produtiva dos alimentos: uma alface, por exemplo.
Essa cadeia tem início nas pesquisas agropecuárias de um pesquisador do EMBRAPA, por exemplo, quando ele desenvolve e seleciona as melhores sementes, mais resistentes e adaptadas ao local onde será feito o plantio. Passam pelos produtores, empresas de agrotóxicos e fertilizantes, máquinas e equipamentos, trabalhadores, empréstimo agrícola, transporte, embalagem, armazenagem, marketing, venda até chegar à sua mesa… uma simples alface!
Assim, a cadeia produtiva envolve todas as etapas da produção de um bem, desde o planejamento e design do mesmo até que ele esteja entregue ao consumidor. Além disso, podemos dizer que cadeia produtiva sustentável é aquela que faz tudo isso se preocupando com o meio ambiente, tentando reduzir o impacto de cada ação.
Veja que as possibilidades de melhoria são imensas. Cada parte pode fazer sua função mais eficientemente, com menor custo, com menos impacto ambiental e social. O resultado final é uma melhoria enorme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...