Logística

A logística inclui planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenamento de bens, serviços e informações relacionadas, desde a origem até ao ponto de consumo, com o objectivo de responder às necessidades do cliente.
Outra definição correcta de logística, mas porventura mais abrangente pode ser: o movimento eficiente de produtos concluídos desde o final da linha de produção até ao consumidor ou, nalguns casos, o movimento de matérias-primas desde o fornecedor até à linha de produção.
Estes processos incluem atividades relacionadas com o transporte, armazenamento, manipulação de materiais, embalagens de protecção, controlos de existências, gestão de espaços em armazém e de produção, para além do processamento de ordens, serviços de marketing e serviços ao cliente.
A logística reúne pois a gestão de materiais e a distribuição. A gestão de materiais realiza-se sobre o fluxo físico ou imaterial dos objectos que convergem para o interior do processo produtivo: (matérias-primas, produtos semi-acabados, materiais importados, etc. No caso da distribuição, que representa os fluxos que se verificam desde a fase da produção até ao cliente ou utilizador final (bens acabados e stocks de armazém), a logística compreende o acesso e a adequação desses meios no espaço e tempo que lhe são solicitados.
O uso correcto dos procedimentos e soluções oferecidas pela logística contribui para a redução de custos e para a competitividade no mercado, pois promove a optimização das estratégias de abastecimento, produção e distribuição de bens e serviços. Nas últimas décadas, a logística tem sido objecto de um maior planeamento e sujeita a testes que procuram diminuir custos, centralizar processos e melhorar a informação e o seu controlo.
O surgimento das tecnologias de informação, a cada vez maior importância dos acordos e disposições internacionais e a globalização e internacionalização da distribuição têm suscitado a implementação de uma logística integrada, sob a forma de estrutura que permita conter várias funções da distribuição num sistema integrado.
Logística integrada
A logística integrada ou os sistemas integrados de logística são aplicados através do conceito de distribuição total, que inclui os elementos relacionados com a distribuição num único sistema integrado, agregando os transportes e o armazenamento. O objectivo é reduzir os custos nos e entre os elementos da distribuição, entre funções da empresa e entre esta e organizações exteriores.
O conceito de distribuição total prevê a existência de um planeamento estratégico, tático e operacional, no âmbito da distribuição, e divide-se em vários tipos de sistemas integrados:
a) Afectação directa de custos: técnica de atribuição dos custos de distribuição (armazenamento, transporte, etc.) a um dado produto:
- Permite a monitorização e acompanhamento de evolução de custos de um produto;
- Compara os resultados com um padrão determinado, permitindo detectar áreas de ineficácia;
- Identifica os custos de um produto por clientes individuais, fornecendo informação útil para a definição de estratégias de marketing;
b) Materials requirements planning e manufacturing resource planning: são dois métodos sofisticados de planejamento, aplicados com a ajuda de ferramentas informatizadas:
- Garante, sempre que exigível, a disponibilidade dos materiais necessários;
- Realiza o controlo de inventário para definir a procura dos materiais e cumprir a produção planejada;
- Tem como objetivo melhorar a produtividade através do planeamento e controle detalhado de recursos de produção;
- Realiza uma aproximação integrada de todo o processo de produção.
c) Distribution requirements planning: consiste na aplicação das técnicas de manufacturing resource planning à gestão de fluxo e inventário de materiais, incluindo o armazenamento e transporte. Este método assenta na divisão do fluxo de materiais, desde o seu fornecimento até à distribuição final por clientes e consumidores:
- Procura assegurar o fluxo e fornecimento de bens pretendidos, através de um faseamento temporal;
- Permite diminuir os custos de distribuição e melhorar o serviço ao cliente;
- Exige sistemas de informação sofisticados e automatizados;
d) Just in time: este método permite ao sistema de produção eliminar as actividades que não contribuem para o valor acrescentado do produto final ou que não interferem na cadeia do fluxo de materiais.
Tem como objectivo produzir bens pretendidos pelo cliente, ou quando este os desejar, e de qualidade elevada. Pretende evitar gastos desnecessários em tempo e de deslocações. É usado, habitualmente, por empresas de grandes dimensões e divide-se nas seguintes técnicas:
- Pull scheduling: a produção encontra-se ligada a um sistema de encomendas, dispensando a necessidade de inventário;
- Mixed production: através de uma grande flexibilidade de produção, assegura a produção de pequenos lotes;
- Fast set-up times: permite a produção contínua de produtos diferentes;
- Preventive maintenance: reduz as paragens de produção;
- Revised plant layout: permite reduzir a necessidade de manipulação e movimento de materiais;
- Total quality control: identifica erros e defeitos na origem;
- Supplier liaison: estende os princípios do just in time aos principais parceiros e fornecedores.
A concepção e o desenvolvimento de sistemas integrados são aspectos determinantes para aperfeiçoar o planeamento e controlo da distribuição e dos processos associados à logística. Neste contexto, é importante lembrar o papel das tecnologias de informação pois, ao viabilizarem a aplicação destes sistemas, contribuem directamente para uma visão mais integrada da logística.
- Falhas da organização para suportar integração;
- Dificuldade em desenvolver estratégias para logística;
- Dificuldade em possuir informação adequada para o planeamento e gestão da distribuição e via-férrea, devido à fragilidade dos sistemas de informação e suporte.
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