terça-feira, 26 de março de 2013

Roteirização de Transportes como Diferencial Competitivo

Por Prof. Sileno Marcos Araujo Ortin
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-aplicacao-da-roteirizacao-de-transportes-como-diferencial-competitivo/48906/

A roteirização de transporte é uma nova tendência necessária para realizarmos entrega/coleta de forma sistematizada . Através da utilização de softwares integrados consegue-se estabelecer uma sequência otimizada desta entregas, visando satisfazer as necessidades dos clientes finais.

Sabemos que todo processo produtivo é composto por uma entrada de matéria-prima, um processamento que obedece a um leiaute previamente definido e uma saída, ou seja, um produto final ou produto acabado, disponibilizado para comercialização visando atender a necessidade dos clientes. Planejamos e analisamos cada fase deste processo, porém, há a existência de um grande problema, que culmina com a falha deste processo sistematizado, ou seja, a ineficiência nas operações logísticas de entrega.Sabemos que a logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa, conforme informado no pt.wikipedia.org/wiki/Logística.

Segundo Ballou (2001) a logística envolve todas as operações relacionadas com planejamento e controle de produção, movimentação de materiais, embalagem, armazenagem e expedição, distribuição física, transporte e sistemas de comunicação que, realizadas de modo sincronizado, podem fazer com que as empresas agreguem valor aos serviços oferecidos aos clientes e também oportunizando um diferencial competitivo perante a concorrência.
Se a logística é tão importante, porque ocorrem falhas que muitas vezes acarretam até na perda de grandes clientes.
Um dos principais problemas que existem é a demora na entrega de produtos, produtos com defeitos devido o mau acondicionamento da carga, demora no processo de expedição, aliado a isso existem também os problemas de estruturas para o escoamento da produção, tais como: falta de rodovias com excelentes níveis de qualidade, falta de área de descanso para motorista, frete baixo, risco iminente de roubos e assaltos, etc. Basicamente, temos uma série de fatores que contribuem direta e indiretamente na falha de todo processo logístico de entrega/coleta.
Mas o que fazer? Uma das opções mais viáveis é utilizar a Roteirização de transportes.
A Roteirização de transportes é um método de busca, da melhor sequência de visitas a um determinado número de clientes, no interior de uma zona de coleta ou distribuição, ou seja, sequência otimizada de entrega e coleta de produtos, utilizando um software de roteirização específico para este fim.
Com a roteirização consegue-se:
- Redução de distância para realizar tarefas;
- Reduzir o tempo para realizar tarefas;
- Dimensionar a carga e a frota;
- Racionalizar o uso da mão-de-obra, etc.
- Controle amplo e abrangente de todo processo de carga e descarga;
- Economia de combustíveis;
- Controle de manutenção de frota, etc.
Os principais softwares de roteirização existentes no mercado nacional são RoadShow da Routing, Road Net, Easy Router, etc, porém, o problema é o alto valor, que se considerarmos a análise custo x benefício, se tornará viável, pois terá um controle amplo e abrangente do processo logístico, compreendendo desde a expedição até a entrega no ponto de venda do cliente, é realmente um grande diferencial competitivo e certamente vale todo o valor investido.
Concluo que aquele empresário que busca um alto nível de excelência no atendimento de seus clientes, deve sim, procurar buscar essa nova tecnologia, pois com certeza, cada vez mais os padrões de exigência estão se afunilando, de modo, que sobressairá no mercado aquele que utilizar toda as tecnologias para monitoramento do processo de entrega de produtos ao seu bem maior que é o seu CLIENTE.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...