A gestão de operações na economia globalizada tem induzido as empresas da indústria de alimentos a promoverem uma reestruturação produtiva que pode ser verificada pelas mudanças tecnológicas, organizacionais e comerciais em suas atividades. A adoção da logística integrada contribui para redução de gastos e flexibilidade dos meios de produção e de circulação de produtos. A eficiente gestão da logística e coordenação das novas formas de relacionamento da empresa com seus parceiros de negócios são viabilizadas pelo compartilhamento de informações.
Dentre as tecnologias de informação e comunicação que têm apresentado vasta utilização na logística estão a Troca/Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI - Electronic Data Interchange) e a Internet, que serão analisados neste trabalho. Estas tecnologias apóiam a tomada de decisão nas relações técnicas e organizacionais entre os atores produtivos, possibilitando a troca de informações de forma rápida e precisa.
Essa dissertação tem como objetivo investigar os impactos provocados pelo uso do EDI e da Internet na organização e desempenho de atividades logísticas de empresa processadora de alimentos doces na troca eletrônica de informação com seus parceiros da cadeia imediata. As atividades logísticas a serem avaliadas neste trabalho são: transporte, gestão de estoques e processamento de pedidos; as primeiras por serem as principais responsáveis pelo custo logístico e a última por representar a maior parte do tempo de ciclo dos pedidos.
O aporte teórico para basear esta análise foi construído por revisão bibliográfica de: Logística, Sistema da Informação, Tecnologia da Informação e Comunicação, EDI, Internet e Indústria de Alimentos. A pesquisa empírica foi realizada com estudos de casos em três empresas de alimentos doces.
Os resultados relatam como é a organização das atividades logísticas nas áreas de suprimento e distribuição física das empresas, assim como o uso do EDI e Internet, motivos para sua adoção, atividades que são aplicados e benefícios obtidos. Dentre os impactos verificados pelo uso da troca eletrônica de informações no desempenho e organização das atividades logísticas das empresas, destacam-se melhor conhecimento para planejamento de transporte e programação de veículos, visibilidade dos estoques, maior agilidade na recepção e processamento de pedidos e informações, redução de erros, do tempo de ciclo e de fretes adicionais.
Karine Araújo Ferreira -
Baixe e leia o material é muito bom. O assunto estará presente em nossa avaliação.