sábado, 28 de abril de 2012

e-business - Que danado é isso? (Assunto do Módulo II)



Uma das conclusões mais evidentes na nossa sociedade é a de que a internet, de fato, revolucionou muitos aspectos na vida do homem. No mundo dos negócios não é diferente; o uso de recursos e ferramentas online pode representar diversas vantagens competitivas para as empresas. O e-business é a principal demonstração do que estamos falando. 


Primeiramente, precisamos diferenciar e-business de e-commerce, dois conceitos bastante confundidos. Ao contrário do que muitos pensam, e-business não é apenas o comércio realizado pela internet; isto é e-commerce, uma de suas partes. O conceito de e-business vai muito além e engloba todas as atividades de uma empresa. Podemos o definir como a integração de diversas atividades organizacionais através do auxílio de sistemas de informação, a qual possui a internet como meio de comunicação.

Geralmente, as duas grandes áreas do e-business são o e-commerce e e-service. Como já dizemos, e-commerce é a realização de vendas pela internet, sejam elas realizadas entre uma empresa e outra (B2B), ou entre uma empresa e um cliente (B2C). O e-service nada mais é do que a prestação de serviços na web. Exemplos: home banking, agências de informação online, sites de busca, etc. 

A implementação de uma solução de e-business pode significar grandes benefícios para as organizações, uma vez que permite a integração e troca de informações de todas as áreas da empresa de uma forma rápida, fácil e transparente, uma vez que a informação é base para as tomadas de decisões.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...