terça-feira, 8 de abril de 2014

Gestão do Conhecimento e a Tecnologia da Informação

por:Alexandre Mendes
A Gestão do Conhecimento
Quando olhamos o mercado e pesquisamos casos de sucesso empresarial, percebemos que, em muitos casos, está presente a Gestão do Conhecimento, alguns até mesmo de forma embrionária.
Ele já é visto como uma parte cada vez maior do patrimônio das organizações, como mais um dos fatores que podem definir o sucesso e até a sua própria sobrevivência. As organizações perceberam que o conhecimento pode ser um diferencial, pode estabelecer a tal vantagem competitiva. Ele é um recurso de grande valia para as pessoas e para as empresas.
O avanço da Tecnologia da Informação
Se pararmos e olharmos para trás vamos ver o quanto a Tecnologia da Informação avançou e que às vezes é até difícil de acompanhar, não é mesmo?
As empresas geram dados que podem ser coletados e organizados em informações, mas com processos adequados de geração, armazenamento e disseminação poderemos dar inicio a Gestão do Conhecimento, de forma a agregar valor ao negócio e aumentar a sua competitividade no mercado.
Conclusão
Vale lembrar que o fato de se saber muito não quer dizer que iremos colher grandes benefícios com isso. Uma vez que este saber esta diluído em grande parte entre os funcionários, processos e departamentos a empresa enfrentará grandes desafios ao tentar registrá-lo, mas com a implantação da Gestão do Conhecimento será possível que todos possam usufruir deste conhecimento.
O mundo empresarial já sabe do verdadeiro poder do Conhecimento e que a Tecnologia da Informação deverá ser uma forte aliada, fornecendo um ambiente estruturado e eficiente, agilizando processos e propiciando um desenvolvimento sem igual desta gestão. Mas sem esquecer que, por mais que tenhamos a tecnologia nos apoiando e a Gestão do Conhecimento esteja em pleno funcionamento, somente as pessoas podem gerar e tirar proveito disto.

Estamos presenciando um incrível crescimento tecnológico, com computadores cada vez mais modernos que processam dados em altíssimas velocidades, utilizando grandes capacidades de memória e armazenamento, em velocidades jamais vistas e com grande eficiência nas telecomunicações.

Se aproveitarmos todo este avanço da Tecnologia da Informação, em suas várias formas, a Gestão do Conhecimento irá receber um grande impulso, melhorando processos, ligando fontes e usuários, criando todo um cenário favorável ao seu crescimento, ou seja, ganhando um forte aliado. Isto quer dizer então: novas ferramentas de apoio ao desenvolvimento da gestão, redes facilitando o acesso às informações, maior compartilhamento de informações, acesso rápido e simples, etc. Com isso provavelmente iremos verificar um aumento do aprendizado, tanto individual quanto coletivo e das suas bases de conhecimento.



Creio que isto se deve ao fato de que muitas empresas já perceberam a importância de trabalhar o "conhecimento", ou seja, de alguma forma "captar, registrar, organizar e disseminar a informação e o conhecimento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...