VMI traz novo conceito a práticas comerciais
Por Dante Uccio
ORBIT Logistics Brasil
Tendo como base a utilização de tecnologia de informação e a adoção do conceito de parceria entre os participantes das cadeias, várias iniciativas despontam com o intuito de se obter ganhos de competitividade através de um melhor gerenciamento do fluxo de informação ao longo das cadeias de suprimento. O Vendor Managed Inventory (VMI), significa Inventário Gerenciado pelo Fornecedor, e busca através da disponibilização de informações sobre o estoque, a redução no tempo de reposição, criando uma resposta rápida aos movimentos de demanda do consumidor final e evitando movimentos baseados em previsões de vendas que raramente se confirmam.
O VMI faz parte das novas práticas que mais têm contribuído para eliminar problemas e aperfeiçoar a gestão do Ciclo de Pedido, quebrando paradigmas e substituindo modelos comerciais ultrapassados, responsáveis por altos custos e diminuição na qualidade dos serviços.
CICLO DE PEDIDO VMI
A utilização de ferramentas de VMI para monitoramento do estoque elimina vários problemas existentes no Ciclo de Pedido, pois uma quantidade menor de etapas permite que as ações sejam coordenadas de forma que todo ele seja otimizado.
O real desempenho do Ciclo de Pedido está diretamente relacionado à utilização de métricas diferentes por parte de clientes e fornecedores. Uma das situações mais comuns onde tal situação ocorre diz respeito ao tempo de ciclo.
Uma ferramenta VMI faz com que cliente e fornecedor utilizem as mesmas métricas. Para cliente e fornecedor, o tempo de ciclo inicia-se quando o nível de estoque atinge o ponto de pedido e se encerra com a entrega e recebimento formal no local.
A utilização do conceito VMI também reduz a questão da variabilidade de algumas etapas, através da automatização da medição dos estoques e da preparação/transmissão do pedido. Com a sua adoção, outras etapas podem ser eliminadas, como por exemplo, a aprovação do pedido pelo setor de vendas, pois itens de negociação foram pré-acordados, como preço, crédito, etc., evitando repetição de atividades a cada nova remessa de produto.
Outro ponto crítico detectado pelas ferramentas VMI são as flutuações da demanda, resultantes de fatores variados e que geram significativas incertezas e ineficiências não apenas no ciclo do pedido, mas em todo o sistema logístico. Quando clientes passam a consumir mais rapidamente os produtos, por motivos de promoções de vendas, descontos por quantidade, movimentos especulativos por parte dos clientes e/ou fatores sazonais, os alarmes de reabastecimento passam a ser mais freqüentes. Com o VMI, a variação da demanda passa a ter menos influência no planejamento e programação das entregas.
Acesssem www.portalvmi.com.br
Referências:
- FLEURY, Paulo F. O Sistema de Processamento de Pedidos e a Gestão do Ciclo do Pedido. Website: CEL - Centro de Estudos em Logística.
- Artigo publicado no website do Projeto Maxwell (PUC Rio).
- Artigo publicado no website da Engenharia de Produção e Transportes da UFRGS.
Leandro, boa-tarde.
ResponderExcluirComo não trabalho mais na NetVMI e agora trabalho na ORBIT Logistics Brasil, eu poderia solicitar para você alterar isto em seu artigo e se possível, fazer menção ao blog corporativo da ORBIT, o PortalVMI (www.portalvmi.com.br)?
Agradeço a atenção.
Dante Uccio
ORBIT Logistics Brasil
Claro!
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