terça-feira, 30 de março de 2010

Trabalho sobre a palestra do Professor André Ferreira (Logística Urbana)

ESCOLA TÉCNICA REGIONAL
Aluno: Marcílio Ferreira
Turma: Logística (13)


City Logistics


A City Logistics surgiu na Dinamarca no início da década de 90, através de estudos empíricos e projetos de pesquisa baseados nas tecnologias voltadas à movimentação de cargas em centros urbanos, com finalidade de beneficiar os envolvidos no processo de logística através da otimização das atividades e procedimentos que visam ao bem estar global do ambiente urbano. Portanto, refere-se também às técnicas e projetos que, por meio do envolvimento de ações públicas e privadas, buscam a redução no número total de viagens por caminhões em áreas urbanas, e/ou a minimização de seus impactos negativos, como o aumento do congestionamento do tráfego, poluição ocasionada pelo alto consumo de combustíveis, ruídos, dentre outros.

Para que haja a tal otimização do processo logístico, é preciso sinergia entre todos os participantes, incluindo as autoridades, o sistema de transporte público, as companhias de distribuição e transportadoras, os consumidores finais e a comunidade em geral. Para isso, existem variáveis que avaliam o desenvolvimento sustentável da logística junto à sociedade, são elas: Receptores (comerciantes, lojistas, etc), Veículos de entrega (variam com o tamanho e tipo de propulsão), Ruas (a classificação varia com a função, capacidade e o tipo de pavimento), Estacionamento (aberto ou fechado, público ou privado), Percurso (leiaute, tempo e velocidade), Carga (tipos diversificados), Motoristas (treinamento), Carregadores (para levar a carga do ponto de descarga até o destino), Equipamentos usados na entrega (ferramentas utilizadas no descarregamento) e a Expedição da mercadoria (equipamento e tamanho das entregas dependem muito do tipo de carga).

São vários problemas que tais variáveis podem causar quando não são respeitados os devidos procedimentos, deixando clara a necessidade de termos uma visão ampla dos processos tanto externos quanto internos a serem realizados, para que os problemas sejam minimizados. Além disso, vale salientar a importância das questões relacionadas aos custos e qualidade dos serviços de carga, onde o aumento da eficiência e a produtividade devem estar atrelados à redução dos custos operacionais dos transportes.

Também são relevantes fatores como: Infra-estrutura adequada, voltada à provisão e manutenção do sistema viário e terminais; Segurança viária, buscando minimizar o número de acidentes; Estrutura urbana favorável, quanto a localização dos terminais de carga, e por fim, a questão Ambiental, que visa a diminuição dos efeitos adversos das atividades de carga, como ruídos, emissões, vibrações e intrusão em áreas residenciais.

A City Logitics deve ser utilizada como instrumento de organização das empresas que trabalham com a logística, criando diretrizes para padronização e harmonia das atividades, contribuindo com a qualidade de vida da população.


Obs: A bronca é que Marcílio não estava presente na palestra, por esse motivo faltou a associação entre Logística Urbana e City Logistics, mas ficou muito bom. Parabéns!!!!

Gostaria que os alunos escrevessem mais sobre Logística, é muito importante para firma-los como Técnicos.


Fui...


Um comentário:

  1. Obrigado Léo! Essa mescla de teoria (sala de aula) com a prática (visitas técnicas e palestras)são de grande importância para nós alunos. Parabéns pela iniciativa sua e de Jorge Mota. E que venham outras palestras e visitas...Um abraço.

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