quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Tecnologia da Informação Aplicada à Logística

Transportes

Roteirizador


Os clientes estão se tornando cada vez mais diversificados e exigentes, fazendo com que as empresas respondam rapidamente às mudanças, façam entregas mais freqüentes e com lotes menores, além de disponibilizar alto nível de serviço ao cliente, tornando indispensável um sistema logístico eficiente e eficaz. “A logística de transporte" (ou outdoor) é a responsável por otimizar a cadeia de fornecimento e distribuição dentro do processo produtivo.


Para que uma empresa tenha vantagens competitivas atualmente é necessário que ela agregue valores aos seus produtos que sejam percebidos pelo consumidor como diferenciais, e tenha estratégias que reduzam seus custos desnecessários (desperdícios) ao longo da cadeia e do processo produtivos.


O assunto de hoje é discutir a implantação de um Roteirizador. O termo reteirizador de veículos, embora não encontrado nos dicionários de língua portuguesa, é a forma que vem sendo utilizada como equivalente ao inglês "routing" (ou "routing") para designar o processo para a determinação de um ou mais roteiros ou sequencias de paradas a serem cumpridos por veículos de uma frota, objetivando visitar um conjunto de pontos geograficamente dispersos, em locais pré-determinados, que necessitam de atendimento.


A Roteirização de veículos consiste em definir roteiros de veículos que minimizem o custo total de atendimento, cada um dos quais iniciando e terminando no depósito ou base dos veículos, assegurando que cada ponto seja visitado exatamente uma vez e a demanda em qualquer rota não exceda a capacitade de atendimento do veículo.

O primeiro problema de reteirização a ser estudado foi o do folclórico caixeiro viajante (no inglês "traveling salesman problern" ou TSP), que consiste em encontrar o roteiro ou sequência de cidades a serem visitadas por um caixeiro viajante que minimize a distância total percorrida e assegure que cada cidade seja visitada exatamente uma vez. Desde então, novas restrições vêm sendo incorporadas ao problema do caixeiro viajante, de modo a melhor representar os diferentes tipos de problemas que envolvem roteiros de pessoas e veículos, entre as quais: restrições de horários de atendimento (conhecidas na literatura como janelas de tempo ou janelas horárias); capacidades dos veículos; frota composta de veículos de diferentes tamanhos; duração máxima dos roteiros dos veículos (tempo ou distâcia); restrições de tipos de veículos que podem atender determinados clientes.


>>> Vale apena estudar mais sobre o assunto, estudar de verdade as necessidades, pontear problemas e colocar o bum bum na cadeira no intuito de pesquisar quais dos sistemas disponíveis no mercado atende suas expectativas.


fui....

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